Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Neste momento em que cada vez mais pessoas recorrem às tecnologias de informação e comunicação para trabalhar a partir de casa ou como meio de entretenimento, aumentam as ameaças à segurança dos utilizadores, que devem por isso ter especial cuidado com os conteúdos digitais a que acedem.
A Polícia Judiciária (PJ) e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) detetaram em Portugal uma nova onda de esquemas fraudulentos que tentam aproveitar-se da especial vulnerabilidade e sensibilidade dos utilizadores perante a propagação do vírus COVID-19. De acordo com a informação divulgada pela PJ e pelo CNCS, os ciberataques mais frequentes envolvem as seguintes práticas:
Uma das aplicações que mais tem sido partilhada entre os utilizadores é a app para telemóvel COVID-19 Tracker. O CNCS alerta os utilizadores para que não confiem, nem instalem esta aplicação, cujo objetivo não é esclarecer sobre a pandemia de COVID-19, mas antes bloquear equipamentos Android através da instalação de um software malicioso. Para mais informação sobre este esquema fraudulento consulte o folheto divulgado pelo CNCS.