Voltar

Conheça os meios de contacto à distância dos operadores

Ouvir com ReadSpeaker
13.10.2020

Os operadores de comunicações eletrónicas e serviços postais estão proibidos de disponibilizar linhas de atendimento ao consumidor com números telefónicos iniciados por "7", bem como de ter linhas de atendimento exclusivamente através de números telefónicos iniciados por "30" ou “808” sem uma alternativa de contacto telefónico através de números começados por "2".

Esta medida teve como objetivo reduzir os custos em que os consumidores podem incorrer quando procuram contactar o seu operador para esclarecer dúvidas ou resolver problemas.

Estas empresas, quando prestam serviços ou vendem bens através das suas páginas na Internet, também devem disponibilizar, em condições de acesso fácil, um endereço eletrónico que permita uma comunicação direta com os utilizadores de serviços.

Conheça, na tabela abaixo, os contactos de apoio aos consumidores disponibilizados pelos operadores de comunicações mais visados nas reclamações registadas pela ANACOM, em cumprimento destas regras.

Caso verifique que algum operador disponibiliza um número de apoio a consumidores iniciado por ‘707’, ‘808’ ou ‘30’- nestes últimos dois casos sem uma alternativa de número iniciado por ‘2’ – contacte a ANACOM e denuncie a situação.

Contactos de operadores de comunicações eletrónicas

Operadores Contacto telefónico Email/ Formulário
MEO

MEO
16200

UZO
16205

sociedadeinformacao@telecom.pt
NOS
NOS Açores
NOS Madeira
NOS
16990 (serviço de televisão); 16993 (serviço de telefone móvel); 16108 (serviço de Internet fixa); 16105 (serviço de Internet móvel); 16103 (serviço de telefone fixo).

comunicacao.corporativa@nos.pt

Formulário de contacto

NOWO

NOWO

16800 ou 210 801 080

suporte.clientes@nowo.pt

Formulário de contacto

VODAFONE VODAFONE
16912
Formulário de contacto

Contactos de operadores de serviços postais

Operadores Contacto telefónico Email/ Formulário
CTT
CTT Expresso

CTT
21 047 16 16

CTT Expresso
21 047 16 16

info@viactt.pt

Formulário de contacto

DHL DHL    
Divisão Express - 211 12 72 07  / 211 12 72 17  
Divisão Parcel - 210 60 82 22 / 210 60 82 23

info.portugal@dhl

Formulário de contacto (expresso)

Formulário de contacto (encomendas)

DPD DPD
21 854 60 01
suporte.cliente@dpd.pt
GLS GLS
219 66 71 00

pt534.atc.norte@gls-portugal.com

pt535.act.sul@gls-portugal.com

Formulário de contacto

Ibercourier (MRW) Ibercourier (MRW)
219 587 279

mrw@mrw.pt

Formulário de contacto

TNT TNT
218 54 50 50

customerservice.pt@tnt.com

Formulário de contacto

UPS UPS    
800 20 84 70
ptcsc@ups.com

NOTA: Esta informação foi recolhida pela ANACOM no âmbito da verificação do cumprimento das regras aplicáveis aos meios de contacto disponibilizados pelos operadores de comunicações. Saiba que os operadores podem ter vários meios e números de contacto para determinados tipos ou âmbitos de atendimento aos consumidores, desde que cumpram as regras aplicáveis. Consulte todos os contactos dos operadores de comunicações divulgados no Portal do Consumidor da ANACOM. Não deixe de se informar também nas páginas na Internet dos operadores para garantir o acesso à informação mais atualizada. Os operadores devem divulgar informação sobre os meios de contacto que disponibilizam e os respetivos custos de forma acessível.

Saiba mais:
Links e contactos úteis
Problemas com o seu operador