Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Conheça os resultados do estudo realizado pela Comissão Europeia, que analisa a vulnerabilidade dos consumidores nos 28 países da União Europeia (incluindo Portugal), assim como na Noruega e na Islândia.
O que são consumidores vulneráveis?
O estudo revela que a maioria dos consumidores pode tornar-se vulnerável, dependendo da sua situação e das circunstâncias, por exemplo:
A situação em Portugal
Portugal apresenta taxas médias ou elevadas de vulnerabilidade dos consumidores em alguns indicadores e taxas baixas em outros, alinhado com a posição de países como a França, a Itália ou a Irlanda. Um dos indicadores onde há maior vulnerabilidade em Portugal aponta para 74% dos consumidores não ser capaz de escolher a oferta mais adequada quando há ofertas com preços promocionais.
Boas práticas que permitem reduzir a vulnerabilidade dos consumidores
O estudo testou várias práticas complexas de marketing e concluiu que muitos consumidores revelam-se vulneráveis quando confrontados com ofertas complexas. Melhorar as técnicas de apresentação de preços e de outras informações essenciais permite reduzir a vulnerabilidade dos consumidores até 19 pontos percentuais.
Neste contexto, são indicadas como boas práticas:
Consulte:
Infografia sobre consumidores vulneráveis na União Europeia (disponível apenas em Inglês).
Compreender a vulnerabilidade dos consumidores na União Europeia (disponível apenas em Inglês).