Voltar

Consumidores vulneráveis na Europa

Ouvir com ReadSpeaker
23.11.2016

Conheça os resultados do estudo realizado pela Comissão Europeia, que analisa a vulnerabilidade dos consumidores nos 28 países da União Europeia (incluindo Portugal), assim como na Noruega e na Islândia.

O que são consumidores vulneráveis?
O estudo revela que a maioria dos consumidores pode tornar-se vulnerável, dependendo da sua situação e das circunstâncias, por exemplo:  

  1. Quando se encontram perante ofertas complexas de marketing.
  2. Quando têm menor capacidade de comprar, escolher ou comparar produtos e serviços adequados.
  3. Quando se sentem vulneráveis, tendo em conta as suas características pessoais.
  4. Quando sentem dificuldade em aceder ou compreender a informação sobre os produtos e serviços.
  5. Quando se encontram em maior risco de ter problemas ou de obter piores resultados na aquisição de um produto ou na utilização de um serviço (por exemplo, porque não podem usar determinadas formas de pagamento).

A situação em Portugal
Portugal apresenta taxas médias ou elevadas de vulnerabilidade dos consumidores em alguns indicadores e taxas baixas em outros, alinhado com a posição de países como a França, a Itália ou a Irlanda. Um dos indicadores onde há maior vulnerabilidade em Portugal aponta para 74% dos consumidores não ser capaz de escolher a oferta mais adequada quando há ofertas com preços promocionais.

Boas práticas que permitem reduzir a vulnerabilidade dos consumidores
O estudo testou várias práticas complexas de marketing e concluiu que muitos consumidores revelam-se vulneráveis quando confrontados com ofertas complexas. Melhorar as técnicas de apresentação de preços e de outras informações essenciais permite reduzir a vulnerabilidade dos consumidores até 19 pontos percentuais.

Neste contexto, são indicadas como boas práticas:

  • tornar os preços mais claros;
  • dar a conhecer o preço total do produto ou serviço desde o início do processo de aquisição/subscrição; e
  • tornar mais acessível a informação essencial sobre o produto ou serviço.

Consulte:
Infografia sobre consumidores vulneráveis na União Europeia (disponível apenas em Inglês).
Compreender a vulnerabilidade dos consumidores na União Europeia (disponível apenas em Inglês).