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Alguns consumidores têm relatado à ANACOM, através de reclamações e denúncias, situações em que, ao aproximar-se o fim do período de fidelização, são contactados por indivíduos que se fazem passar por gestores de conta. Os alegados comerciais informam falsamente os clientes de que todos os seus equipamentos (ex.: boxs e routers) precisam de ser substituídos e que essa troca implica um custo elevado (na ordem das centenas de euros).
A ANACOM alerta que esta mensagem é totalmente FALSA.
O que precisa de saber para se proteger?
1. É verdade que os operadores podem contactá-lo para apresentar novas ofertas, dando a conhecer novas campanhas e os melhores preços para o seu serviço. Por lei, estão, inclusivamente obrigados a fazê-lo, uma vez por ano.
2. É verdade que os operadores devem informar os clientes, antes da renovação automática do contrato, de forma clara e num suporte duradouro (por exemplo, em papel, pen USB, CD) sobre a data do fim do período de fidelização.
3. Desconfie de abordagens suspeitas!
4. Se aceitar uma nova oferta ou campanha do operador e for necessário proceder a uma troca de equipamentos (como boxes ou routers), as condições dessa troca são refletidas na fatura dos serviços que recebe mensalmente. Logo, não poderá ser cobrado qualquer valor diretamente ao cliente que não venha discriminado na sua fatura mensal.
Denúncia criminal
Caso seja vítima de uma burla apresente queixa junto da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana da sua área de residência. Em alternativa, pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram.
O que faz a ANACOM?
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