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ANACOM reúne com autarcas de Évora e Vila Viçosa para debater qualidade das comunicações

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04.04.2023

A ANACOM esteve em Évora e Vila Viçosa, no dia 3 de abril de 2023, para apresentar aos autarcas os resultados dos estudos de qualidade das redes móveis, na perspetiva dos utilizadores, feitos nestes concelhos. As sessões contaram com a presença dos presidentes da Câmaras Municipais de Vila Viçosa, Inácio Esperança, e de Évora, Carlos Pinto de Sá,  bem como de presidentes das juntas de freguesia de cada um dos concelhos e da AHRESP, no caso da reunião de Évora.

Nas sessões, além dos resultados dos estudos, apresentados Coordenador de Supervisão do Espectro, Fábio Silva, foi ainda feito um ponto de situação sobre as áreas brancas no concelho pela Administradora Patrícia Silva Gonçalves, e as perspetivas de melhoria que se espera aconteçam no futuro próximo, tanto ao nível das redes móveis, como das redes fixas, em consequência das obrigações de cobertura decorrentes do Leilão do 5G e do concurso que o Governo pretende lançar para levar a fibra ótica a todos os alojamentos.

Nas reuniões foram ainda apresentadas algumas soluções que permitem ultrapassar a falta de cobertura de banda larga, designadamente o satélite, bem como soluções que permitem melhorar e acelerar a cobertura do país e a prestação de um melhor serviço aos utilizadores, como a partilha de infraestrutura e o roaming nacional.

O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, deu ainda nota dos desenvolvimentos que estão previstos no curto e médio prazo no sector das telecomunicações, tanto na rede móvel, como na rede fixa, e que permitem ter uma expectativa muito favorável sobre o futuro.

As metas de cobertura da população fixadas no Regulamento do Leilão do 5G (75% da população de cada freguesia coberta com uma velocidade de 100 Mbps no final deste ano e 90% no final de 2025) e o lançamento do concurso para levar fibra ótica à generalidade dos alojamentos portugueses permitirão alterar de forma muito significativa o panorama das telecomunicações em Portugal, possibilitando ultrapassar muitas das dificuldades com que os consumidores, particulares e empresas, se debatem atualmente.


Momento da sessão em Évora


Momento da sessão em Vila Viçosa

Apresentação do estudo de qualidade de serviço de Vila Viçosa

O trabalho de campo decorreu nos dias 6 e 7 de dezembro de 2022. No total foram percorridos cerca de 250 quilómetros e realizadas 693 chamadas de voz, 676 testes de velocidade de ligação à Internet e 55 909 registos de sinal rádio.

Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:

  • cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas nas tecnologias 2G, 3G e 4G e 5G (sinal de rede);
  • serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
  • serviços de dados – acesso ao serviço de banda larga móvel.

Principais resultados dos testes realizados

Os resultados mostram que:

  • Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 98,9% medições da MEO, 98,8% da NOS e 99,9% da Vodafone.
  • A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 33,9% na MEO, 37,8% na NOS, e de 24% na Vodafone.
  • No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 98,7% para a MEO, 98,7% para a NOS e 99,1% para a Vodafone.
  • O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 95,2% para a MEO, 95,7% para a NOS e de 96,9% para a Vodafone.
  • As taxas de sucesso de testes NET.mede (testes iniciados e concluídos) foram de 72,3%, 72,1% e 87,6% respetivamente, para a MEO, NOS e Vodafone. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados.
  • As velocidades médias de transferência de dados em Download e Upload foram, respetivamente, 41,1 e 7,8 Mbps na MEO, 26,4 e 6,5 Mbps na NOS e 28,8 e 13,0 Mbps na Vodafone, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência, verificaram-se valores inferiores a 60 ms, em 94,5% dos testes na MEO, em 86,1% dos testes da NOS, e em 98,6% na Vodafone.

A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade no concelho de Vila Viçosa.



Legenda: – Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Vila Viçosa. Caso estivesse disponível o roaming nacional, teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade ascendendo aos 89%, quando comparada com a do operador com menor cobertura 62,2% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”).

Apresentação do estudo de qualidade de serviço de Évora

O trabalho de campo decorreu nos dias 29 e 30 de agosto e 19 de setembro de 2022. No total foram percorridos cerca de 750 quilómetros, tendo sido realizadas 1360 chamadas de voz, 1329 testes de velocidade da ligação à Internet e 109 893 registos de sinal rádio.

Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:

  • cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas nas tecnologias 2G, 3G e 4G e 5G (sinal de rede);
  • serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
  • serviços de dados – acesso ao serviço de banda larga móvel.

Principais resultados dos testes realizados

Os resultados mostram que:

  • Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 99,6% medições da MEO, 99,7% da NOS e da Vodafone.
  • A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 33,3% na MEO, 22,8% na NOS, e de 22,8% na Vodafone.
  • No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 99,1% para a MEO, 99,1% para a NOS e 99,6% para a Vodafone.
  • O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 93,4% para a MEO, 97,4% para a NOS e de 97,2% para a Vodafone. Em termos globais, do total de tentativas de chamada de voz resultaram em 0,7% de chamadas falhadas no seu estabelecimento e 3,3% de chamadas com quebra durante a conversação.
  • No serviço de dados (banda larga móvel), na globalidade, os resultados revelaram que 82,4% dos testes foram concluídos com sucesso. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados. As taxas de sucesso de testes NET.mede (testes iniciados e concluídos) foram de 75,9% para MEO, 80,8% para a NOS e 90,5% para a Vodafone.
  • As velocidades médias de transferência de dados em download e upload foram, respetivamente, de 69 e 8 Mbps, na MEO, 54 e 12 Mbps, na NOS, e 50 e 8 Mbps, na Vodafone, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência verificaram-se valores entre os 60;30 ms em 56,4% dos testes da MEO, de 54,5%, para a NOS, e em 61,6% dos testes da Vodafone.

A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade no concelho de Évora.


Legenda: – Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Évora. Caso estivesse disponível o roaming nacional, teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade ascendendo aos 85,9% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”).