Voltar

ANACOM e UEFA a preparar a final da Liga das Nações

Ouvir com ReadSpeaker
12.02.2019

A ANACOM já está a trabalhar com a UEFA na preparação da final da UEFA Nations League (Liga das Nações), que irá ter lugar no Porto e em Guimarães, entre 5 e 9 de junho.

No início de fevereiro a UEFA reuniu com a ANACOM em Lisboa, para preparar os pedidos de licenças para a utilização de frequências que são necessárias à realização do evento e à respetiva transmissão televisiva para diversos países.

Além deste apoio na fase inicial do processo, a ANACOM estará depois no terreno a controlar, em permanência os meios de rádio utilizados, para garantir que não ocorrem falhas nem interferências prejudiciais à realização do evento.

Num evento de cobertura mundial como este, é necessário assegurar a ausência de interferências, já que existe uma elevada concentração de meios de rádio: dezenas de microfones sem fios e de auxiliares de monitorização auditiva (in-ears); emissores-recetores (walkie-talkies) para coordenação e gestão de operações; câmaras de vídeo sem fios e comunicações por satélite, de forma a garantir a transmissão internacional do evento.