Voltar

ANACOM e autarcas de Arruda dos Vinhos debatem a qualidade das comunicações

Ouvir com ReadSpeaker
10.02.2023

Decorreu a 9 de fevereiro de 2023 uma sessão pública na Câmara de Arruda dos Vinhos em que a ANACOM apresentou aos presentes, incluindo o Presidente da edilidade, André Rijo, e outros membros do executivo camarário, os resultados de um estudo de qualidade das redes móveis, na perspetiva dos utilizadores, que a ANACOM realizou no concelho. Na sessão, a ANACOM fez ainda um ponto de situação das redes fixas de alta velocidade no concelho.

A ANACOM deu ainda nota dos desenvolvimentos que estão previstos no curto e médio prazo no sector das telecomunicações, tanto na rede móvel, como na rede fixa, e que permitem ter uma expectativa muito favorável sobre o futuro.

As metas de cobertura da população fixadas no Regulamento do Leilão do 5G e o lançamento do concurso para levar fibra ótica à generalidade dos alojamentos portugueses permitirão alterar de forma muito significativa o panorama das telecomunicações em Portugal e o que permitirá ultrapassar muitas das dificuldades com que os consumidores, particulares e empresas, se debatem. A Câmara de Arruda dos Vinhos também apresentou as suas preocupações, sobretudo pela ausência de fibra ótica, nalgumas zonas do concelho.

Na sessão, foram também apresentadas alternativas de serviços de acesso à internet que permitem ultrapassar os atuais constrangimentos, como o serviço por satélite.

Os presentes abordaram também nesta sessão a proposta de redução do prazo das fidelizações, que a ANACOM apresentou ao Governo, e que constitui uma forma de promover a concorrência no sector, a única forma de criar condições para que apareçam novas ofertas no mercado, mais competitivas. Aliás, já no Regulamento do Leilão do 5G a ANACOM promoveu condições para promover a entrada de novos operadores no mercado, como forma de introduzir mais concorrência no sector.

O público presente na sessão deu ainda conta de dificuldades que sente no relacionamento com os operadores, tendo havido relatos das suas experiências pessoais.

A ANACOM esteve representada pelo Presidente, João Cadete de Matos, pela Administradora Patrícia Silva Gonçalves e pelos Diretores Vitor Rabuge e Ilda Matos.


Momento da sessão em Arruda dos Vinhos. Da esquerda para a direita: Vitor Rabuge, Diretor-Geral de Supervisão da ANACOM;
João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM; André Rijo, Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos;
Patrícia Silva Gonçalves, Administradora da ANACOM.

Apresentação do estudo de qualidade de serviço

O trabalho de campo decorreu a 6 de janeiro de 2023. No total foram percorridos cerca de 250 quilómetros, tendo sido realizadas 540 chamadas de voz, 552 testes de velocidade da ligação à Internet e 43 475 registos de sinal rádio.

Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:

  • cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas nas tecnologias 2G, 3G e 4G e 5G (sinal de rede);
  • serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
  • serviços de dados – acesso ao serviço de banda larga móvel.

Principais resultados dos testes realizados

Os resultados mostram que:

  • Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 100% medições em todos os operadores.
  • A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 20,9% na MEO, 10,7% na NOS, e de 12,8% na Vodafone.
  • No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 99,4% para a MEO, 98,3% para a NOS e 99,4% para a Vodafone.
  • O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 98,3% para a MEO, 97,7% para a NOS e de 98,8% para a Vodafone.
  • As taxas de sucesso de testes NET.mede (testes iniciados e concluídos) foram de 83,8% para a MEO, 96% para a NOS e 96,6% para a Vodafone. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados.
  • As velocidades médias de transferência de dados em Download e Upload foram, respetivamente, 35 e 10 Mbps na MEO, 70 e 15 Mbps na NOS e 148 e 25 Mbps na Vodafone, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência verificaram-se valores inferiores a 60 ms, em 96,9% dos testes na MEO, em 99,4% dos testes da NOS, e em 97,7% na Vodafone.

A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade no concelho de Arruda dos Vinhos, ascendendo aos 96,3% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”).


Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Arruda dos Vinhos.