Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
A ANACOM reuniu com a Administração dos Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo, no dia 7 de dezembro de 2022, para apresentar as conclusões de um estudo de qualidade das redes móveis na perspetiva do utilizador, realizado no rio Douro.
Na reunião, que contou com a presença do presidente da APDL , Nuno Araújo e de Joaquim Gonçalves, vogal, Rui Cunha, Diretor de Operações Portuárias e Segurança da APDL, e Filipe Martins, da divisão de sistemas de informação, a ANACOM esteve representada pelo presidente, João Cadete de Matos, pela administradora Patrícia Silva Gonçalves, e pelos diretores Luis Roque Pedro e Ilda Matos.
Na reunião, além da apresentação das principais conclusões do estudo, foram ainda debatidas as obrigações decorrentes do leilão do 5G e as soluções de acesso à internet por satélite.
No que respeita ao estudo apresentado, o trabalho de campo decorreu de 26 a 30 de setembro e a 13 de outubro de 2022. No total foram percorridos cerca de 208 km e realizadas 1251 chamadas de voz, 1219 testes de velocidade de ligação à Internet e 101 407 registos de sinal rádio.
Neste estudo foram analisados os seguintes indicadores de qualidade:
Principais resultados dos testes realizados
Os resultados mostram que:
A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:
Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade, ascendendo aos 88,7% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”), como é evidenciado na figura abaixo.
Identificação, para cada ponto geográfico, do melhor nível de sinal entre os três operadores analisados.
Da esquerda para a direita: Luís Roque Pedro, Diretor da Delegação do Porto, Ilda Matos, Diretora do Gabinete de Comunicação, Patrícia Silva Gonçalves, Administradora da ANACOM, João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM, Nuno Araújo, Presidente da APDL, Joaquim Gonçalves, Administrador da APDL, Rui Cunha, Diretor de Operações Portuárias e Segurança da APDL, e Frederico Martins, da Divisão de Planeamento e Controlo da Navegação na Via Navegável do Douro.
Sessão de apresentação do estudo
Saiba mais:
Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS, LTE e NR no rio Douro