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ANACOM e APDL debatem qualidade das comunicações

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09.12.2022

A ANACOM reuniu com a Administração dos Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo, no dia 7 de dezembro de 2022, para apresentar as conclusões de um estudo de qualidade das redes móveis na perspetiva do utilizador, realizado no rio Douro.

Na reunião, que contou com a presença do presidente da APDL , Nuno Araújo e de  Joaquim Gonçalves, vogal, Rui Cunha, Diretor de Operações Portuárias e Segurança da APDL, e Filipe Martins, da divisão de sistemas de informação, a ANACOM esteve representada pelo presidente, João Cadete de Matos, pela administradora Patrícia Silva Gonçalves, e pelos diretores Luis Roque Pedro e Ilda Matos.

Na reunião, além da apresentação das principais conclusões do estudo, foram ainda debatidas as obrigações decorrentes do leilão do 5G e as soluções de acesso à internet por satélite.

No que respeita ao estudo apresentado, o trabalho de campo decorreu de 26 a 30 de setembro e a 13 de outubro de 2022. No total foram percorridos cerca de 208 km e realizadas 1251 chamadas de voz, 1219 testes de velocidade de ligação à Internet e 101 407 registos de sinal rádio.

Neste estudo foram analisados os seguintes indicadores de qualidade:

  • Cobertura – disponibilidade e nível de sinal das redes radioelétricas (2G, 3G, 4G e 5G);
  • serviço de voz – acessibilidade (probabilidade de sucesso no estabelecimento de chamadas) e rácio de terminação (probabilidade de uma chamada, depois de estabelecida, se manter ativa durante um determinado intervalo de tempo);
  • serviços de dados – acessibilidade, velocidades de download e upload e latência.

Principais resultados dos testes realizados

Os resultados mostram que:

  • Do total de medidas efetuadas por cada operador, verificou-se a existência de rede na maioria do percurso realizado em 96,1%, medições da MEO 95,9% da NOS e 95,1% da Vodafone.
  • O serviço 4G sobrepôs-se às outras tecnologias, registando 45% a 53% do total de amostras (53,1% para a Vodafone, 47,2% para a MEO e 45,2% para a NOS), seguido do 5G com valores entre os 17% e 40% (40,1% para a MEO, 37% para a NOS e 17,5% para a Vodafone), evidenciando positivamente a evolução desta tecnologia.
  • O desempenho do serviço de voz foi equilibrado, tendo a MEO conseguido o melhor resultado, seguida da Vodafone e da NOS com, respetivamente, 93,8%, 92,8% e 92,6% de chamadas estabelecidas e concluídas com sucesso.
  • O serviço de dados teve pior desempenho. Os resultados revelaram uma qualidade de sinal das redes móveis deficitária em relação aos três operadores.
  • Os piores resultados globais (melhor sinal dos três operadores numa determinada posição) foram obtidos entre a Barragem do Pocinho e Barca D`Alva, com especial incidência para o percurso que abrange os concelhos de Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta do distrito de Bragança e, ainda, os concelhos de Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo do distrito da Guarda. A deficiente/inexistente cobertura dos operadores móveis abrange as freguesias de Urrós (Torre de Moncorvo), Ligares (Freixo de Espada À Cinta), Castelo Melhor, Almendra (Vila Nova de Foz Côa) e Escalhão (Figueira Castelo Rodrigo). Nesta parte do percurso do rio, não existe possibilidade de utilização das comunicações móveis em caso de emergência, existindo, pois, uma necessidade de melhoria.
  • Existem ainda mais dois troços do rio Douro que poderão ser alvo de melhoria em termos de cobertura, um que abrange as freguesias de Negozelo do Douro e São João da Pesqueira, do concelho de São João da Pesqueira, e a freguesia de Linhares, do concelho de Carrazeda de Ansiães, com a Barragem da Valeira no meio; outro que abrange as freguesias de Lousa e Cabeça Boa, do concelho de Torre de Moncorvo, e a freguesia de Vila Nova de Foz Côa, do concelho de Vila Nova de Foz Côa.

A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade, ascendendo aos 88,7% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”), como é evidenciado na figura abaixo.

Identificação, para cada ponto geográfico, do melhor nível de sinal entre os três operadores analisados.

Da esquerda para a direita: Luís Roque Pedro, Diretor da Delegação do Porto, Ilda Matos, Diretora do Gabinete de Comunicação, Patrícia Silva Gonçalves, Administradora da ANACOM, João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM, Nuno Araújo, Presidente da APDL, Joaquim Gonçalves, Administrador da APDL, Rui Cunha, Diretor de Operações Portuárias e Segurança da APDL, e Frederico Martins, da Divisão de Planeamento e Controlo da Navegação na Via Navegável do Douro.

Sessão de apresentação do estudo

Saiba mais:

Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS, LTE e NR no rio Douro