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A ANACOM definiu, em projeto de decisão, os indicadores de qualidade de serviço que os CTT terão de cumprir, enquanto prestador do serviço postal universal, a partir do próximo dia 1 de julho e até ao final de 2020.
Deste modo, são reformulados os indicadores de qualidade anteriormente vigentes para o período entre 2015 e 2017, com o objetivo de garantir um maior nível de qualidade do serviço, sem pôr em causa a sua sustentabilidade e viabilidade económico-financeira.
Os CTT passarão a estar obrigados ao cumprimento de um conjunto de 24 indicadores de qualidade de serviço, em comparação com os 11 indicadores anteriores, como ilustra o quadro anexo, destacando-se como principais alterações:
A ANACOM definiu ainda, em projeto de decisão, os critérios a que obedece a formação pelos CTT de preços dos serviços postais que compõem o serviço universal no triénio 2018-2020.
Os projetos de decisão da ANACOM, que definem estas regras, serão agora submetidos a audiência prévia dos CTT e das organizações representativas dos consumidores, bem como a consulta pública durante 30 dias úteis. O prazo foi adiado e termina a 19.03.2018.
Tabela com todos os indicadores de qualidade de serviço (IQS)
Demoras de encaminhamento
Serviço |
Região |
Prazo |
Objetivos |
Objetivos 2015-2017 |
|
2018-2020 |
Mínimo |
Objetivo |
|||
Correio normal |
Nacional |
D+3 |
96,3% |
95,5% |
96,3% |
D+5 |
99,9% |
- |
- |
||
Correio normal em quantidade |
Nacional |
D+3 |
96,3% |
- |
- |
D+5 |
99,9% |
- |
- |
||
Correio azul |
Continente |
D+1 |
94,5% |
93,5% |
94,5% |
D+3 |
99,9% |
- |
- |
||
CAM |
D+2 |
90,0% |
84,0% |
87,0% |
|
D+4 |
99,9% |
- |
- |
||
Jornais e publicações periódicasa) |
Nacional |
D+3 |
- |
95,5% |
96,3% |
Continente |
D+1 |
94,5% |
- |
- |
|
D+3 |
99,9% |
- |
- |
||
CAM |
D+2 |
90,0% |
- |
- |
|
D+4 |
99,90% |
- |
- |
||
- Com periodicidade inferior à semanal |
Nacional |
D+3 |
96,3% |
- |
- |
D+5 |
99,9% |
- |
- |
||
Correio transfronteiriço intracomunitário |
Nacional |
D+3 |
88,0% |
85,0% |
88,0% |
D+5 |
97,0% |
95,0% |
97,0% |
||
Encomenda normal |
Nacional |
D+3 |
96,3% |
90,5% |
92,0% |
D+5 |
99,9% |
- |
- |
||
Correio registadob) |
Nacional |
D+1 |
- |
89,0% |
91,0% |
Continente |
D+1 |
94,5% |
- |
- |
|
D+3 |
99,9% |
- |
- |
||
CAM |
D+2 |
90,0% |
- |
- |
|
D+4 |
99,9% |
- |
- |
a) Nas regras de 2015-17 o indicador não era segmentado por periodicidade da publicação nem por Continente e CAM (Continente, Açores e Madeira), tendo abrangência nacional.
b) Nas regras de 2015-17 o indicador não era segmentado em Continente e CAM, tendo abrangência nacional.
Tempo em fila de espera no atendimento |
Região |
Tempo |
Objetivos |
Objetivos 2015-2017 |
|
2018-2020 |
Mínimo |
Objetivo |
|||
Percentagem de eventos até x minutos |
Nacional |
< 10 min |
90,0% |
75,0% |
85,0% |
< 30 min |
99,5% |
- |
- |
Correio não entregue até x dias úteis (por cada mil cartas)
Serviço |
Região |
Tempo |
Objetivos |
Objetivos 2015-2017 |
|
2018-2020 |
Mínimo |
Objetivo |
|||
Correio normal* |
Nacional |
15 d.u. |
- |
2,3‰ |
1,4‰ |
Correio azul* |
Nacional |
10 d.u. |
- |
2,5‰ |
1,5‰ |
* Estes indicadores deixam de ser necessários com as novas metas de fiabilidade. Nas novas regras, os extravios de correio normal e azul passam a estar incorporados nas demoras de encaminhamento do correio normal e azul.
Saiba mais:
Consulta sobre parâmetros de qualidade de serviço e objetivos de desempenho do serviço postal universal (2018-2020)
Consulta relativa à fixação dos preços do serviço postal universal para 2018-2020
Serviços postais – serviço universal
Perguntas frequentes sobre serviços postais