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ANACOM aprova medidas alternativas de compensação dos utilizadores por incumprimento dos indicadores de qualidade do serviço postal

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11.11.2020

A ANACOM aprovou, a 6 de novembro de 2020, a aplicação de uma diferente modalidade de compensação financeira, a reverter a favor dos utilizadores, proposta pelos CTT – Correios de Portugal (CTT), como forma de compensação pelo incumprimento de indicadores de qualidade do serviço postal universal em 2019.

De acordo com os “Parâmetros de qualidade de serviço e objetivos de desempenho associados à prestação do serviço postal universal”, a aplicação de medidas alternativas deve ocorrer apenas em situações excecionais devidamente fundamentadas pelos CTT, associadas a dificuldades operacionais na implementação da redução dos preços.

A ANACOM entende que as circunstâncias atuais, marcadas por uma situação pandémica que tem vindo a agravar-se, representam, inequivocamente, uma situação excecional, com impacto significativo sobre as atividades dos CTT.

Assim, foi aprovada a aplicação da medida alternativa, que prevê o seguinte:

  • Redução, entre 1 e 30 de novembro de 2020, de preços de diversos serviços de correspondências nacionais (correio normal, correio azul, correio registado simples e correio registado), do serviço de correio económico internacional - regime especial e do tarifário bonificado do serviço de correio editorial nacional.
  • Redução, entre 1 de novembro e 31 de dezembro de 2020, do preço dos envios de escalão de peso de 20 a 50g, no âmbito do correio normal em quantidade sujeito a preços especiais, no serviço nacional.
  • Distribuição massiva de um postal pré-pago em todos os domicílios em Portugal durante a primeira quinzena de dezembro, para que possa ser utilizado na data em que o cliente o entenda.

Os CTT deverão posteriormente remeter à ANACOM os resultados globais de cada uma das medidas, bem como os resultados globais da totalidade das medidas previstas.

Saiba mais:
ANACOM.pt: Aplicação pelos CTT do mecanismo de compensação pelo incumprimento de indicadores de qualidade do serviço postal universal em 2019