Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho dos serviços móveis de voz e dados, e da cobertura 2G (GSM - Global System for Mobile communications), 3G (UMTS - Universal Mobile Telecommunications System) e 4G (LTE - Long Term Evolution) disponibilizadas pela MEO, NOS e Vodafone na região do Algarve, que abarca 16 municípios(1), abrangendo cerca de 5 mil Km2 e que conta com 438 406 habitantes.
Este foi o quarto estudo publicado em 2020. Os anteriores abrangeram as regiões Alentejo, Norte e Área Metropolitana de Lisboa.
Estes estudos, que visam dotar o mercado de informação isenta, procuram caracterizar a experiência de utilizador em termos de acessibilidade, retenção e integridade dos serviços.
Para o efeito, foram realizadas pela ANACOM:
O estudo relativo à região do Algarve revela que os sistemas de comunicações móveis dos operadores analisados apresentam, em média, boa cobertura GSM (2G) e adequada cobertura UMTS (3G) e LTE (4G).
O serviço de voz apresentou bom desempenho global em todos os operadores, embora nas áreas predominantemente rurais e mediamente urbanas, se observe uma degradação do desempenho, nomeadamente no que toca à capacidade para realizar chamadas.
Nos serviços de dados, em transferência de ficheiros, regista-se bom desempenho global, observando-se algumas diferenças entre os operadores e entre as tipologias de áreas urbanas.
O operador MEO regista as velocidades médias de transferência de ficheiros mais elevadas, em download e em upload. Nas áreas mediamente urbanas e predominantemente rurais observam-se as velocidades médias de transferência de ficheiros mais baixas, tanto em download como em upload. Observa-se ainda uma variabilidade muito elevada deste indicador, registando-se valores máximos da ordem de 209 Mbps e 63 Mbps e mínimos de 0,008 Mbps e 0,015 Mbps, respetivamente em download e upload.
Os serviços de navegação na Internet e youtube video streaming, e também a latência de transmissão de dados, apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando-se também algumas diferenças entre operadores e tipologias de áreas urbanas. De uma forma geral, registam-se piores desempenhos nas áreas mediamente urbanas e predominantemente rurais.
A ANACOM prevê continuar, durante o ano corrente, os estudos relativos às restantes regiões do território continental, a que se seguirão os estudos relativos às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Saiba mais:
ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Algarve (NUTS II)
ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na Área Metropolitana de Lisboa (NUTS II)
ANACOM.pt - Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Norte
ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Alentejo (NUTS II)
-----
Nota 1: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.