Voltar

ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis na região Norte

Ouvir com ReadSpeaker
14.05.2020

A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho dos serviços móveis de voz e dados, e da cobertura 2G (GSM - Global System for Mobile communications), 3G (UMTS - Universal Mobile Telecommunications System) e 4G (LTE - Long Term Evolution) disponibilizadas pela MEO, NOS e Vodafone na região Norte, que abarca, integralmente, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, e o norte dos distritos de Aveiro, Guarda e Viseu, num total de 86 municípios, abrangendo 21,3 mil Km2, ou seja, 23% da superfície terrestre do país.

Qualidade do serviço de comunicações móveis na região Norte


Este é o segundo estudo de avaliação da qualidade das comunicações móveis feito pela ANACOM este ano. O primeiro estudo, relativo à região Alentejo, foi publicado em janeiro deste ano.

O estudo procurou caracterizar a experiência de utilizador em termos de acessibilidade, retenção e integridade dos serviços. Para o efeito, foram realizadas pela ANACOM:

  • chamadas e conversações, para avaliação do serviço de voz;
  • transferências de ficheiros, de páginas web e de vídeos, para avaliação dos serviços de dados;
  • medições de níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura.

Os sistemas analisados apresentaram, em média, boa cobertura rádio GSM (2G) e adequada cobertura rádio UMTS (3G) e LTE (4G), ainda que com desempenhos diferenciados entre as tipologias de áreas urbanas e entre os operadores, assinalando-se:

  • Um pior desempenho nas áreas predominantemente rurais.
  • Um melhor desempenho da Vodafone na tecnologia UMTS (3G).
  • Que as mediações efetuadas para aferir a cobertura rádio apresentaram alguma variabilidade, tendo-se observado níveis de sinal de “muito boa” ou “boa” qualidade, mas também outros que ficaram abaixo dos parâmetros adequados, nomeadamente em UMTS (3G) e LTE (4G), verificando-se alguns níveis significativos de cobertura rádio “inexistente” em zonas predominantemente rurais.

O serviço de voz apresentou bom desempenho global em todos os operadores. Nas áreas predominantemente rurais registou-se, porém, uma acentuada degradação, nomeadamente no tocante às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas.

Nos serviços de dados, em transferência de ficheiros registou-se bom desempenho global, no download e no upload. Não obstante, observaram-se algumas diferenças entre os operadores e, de forma mais acentuada, entre as tipologias de áreas urbanas. A capacidade de estabelecimento e retenção de sessões de transferência de ficheiros, em download e upload, apresentou igualmente uma acentuada degradação nas áreas predominantemente rurais. Por seu lado, a velocidade de transferência de ficheiros registada nas áreas mediamente urbanas e predominantemente rurais é significativamente inferior à registada nas áreas predominantemente urbanas, tanto em download como em upload. Este indicador apresentou uma elevada variabilidade, observando-se valores máximos acima de 249 Mbps e 64 Mbps, respetivamente em download e upload, e mínimos abaixo de 0,05 Mbps, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas.

Os serviços de navegação na Internet e youtube video streaming, e também a latência de transmissão de dados, apresentaram desempenhos inferiores face à transferência de ficheiros, verificando-se também algumas diferenças entre operadores e tipologias de áreas urbanas. De uma forma geral, registaram-se piores desempenhos nas áreas mediamente urbanas e predominantemente rurais.

A ANACOM prevê continuar, durante o ano corrente, os estudos relativos às restantes regiões do território continental, a que se seguirão os estudos relativos às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Saiba mais:
ANACOM.pt - Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Norte
ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis no Alentejo