Voltar

ANACOM apresenta estudo de qualidade das redes móveis em Vila Velha de Ródão

Ouvir com ReadSpeaker
17.02.2023

A ANACOM esteve em Vila Velha de Ródão, no dia 17 de fevereiro de 2023, para apresentar aos autarcas, e à população em geral, os resultados de um estudo de qualidade das redes móveis, na perspetiva dos utilizadores, que a ANACOM realizou no concelho. Na sessão, a ANACOM fez ainda um ponto de situação das redes fixas de alta velocidade no concelho.

O Presidente da Câmara, Luís Pereira e o Presidente da Assembleia Municipal, António Carmona, além dos presidentes das quatro juntas de freguesias e de outros membros do executivo, estiveram na sessão, que foi aberta aos munícipes.

Na reunião, o Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, deu nota dos desenvolvimentos que estão previstos no curto e médio prazo no sector das telecomunicações, tanto na rede móvel, como na rede fixa, e que permitem ter uma expectativa muito favorável sobre o futuro.

As metas de cobertura da população fixadas no Regulamento do Leilão do 5G e o lançamento do concurso para levar fibra ótica à generalidade dos alojamentos portugueses permitirão alterar de forma muito significativa o panorama das telecomunicações em Portugal e possibilitará ultrapassar muitas das dificuldades com que os consumidores, particulares e empresas, se debatem. A Câmara de Vila Velha de Ródão também apresentou as suas preocupações, sobretudo pela ausência de fibra ótica em algumas zonas do concelho.

Na sessão, foram ainda apresentadas alternativas de serviços de acesso à Internet que permitem ultrapassar os atuais constrangimentos, como o serviço por satélite.

Foi ainda abordada na sessão a proposta de redução do prazo das fidelizações para o máximo de seis meses, que a ANACOM apresentou ao Governo, e que constitui uma forma de promover a concorrência no sector e a única forma de criar condições para que apareçam novas e mais competitivas ofertas no mercado. Aliás, já no Regulamento do Leilão do 5G a ANACOM promoveu condições para promover a entrada de novos operadores no mercado, como forma de introduzir mais concorrência no sector. Para o Presidente da ANACOM, estas são duas medidas fundamentais para promover a redução de preços em Portugal, que estão entre os mais caros da União Europeia.

Os cabos submarinos foram outro dos temas abordados, bem como a passagem dos cabos em traçado aéreo ao invés de passarem nas condutas existentes.

A ANACOM esteve também representada pela Administradora Patrícia Silva Gonçalves, Diretora Ilda Matos e pelo Coordenador de Supervisão do Espectro, Fábio Silva.

Legenda: António Carmona, Presidente da Assembleia Municipal (esquerda), Luis Pereira, Presidente do Município de Vila Velha
de Ródão (centro) e João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM (direita) durante a sessão no município

Apresentação do estudo de qualidade de serviço de Vila Velha de Ródão

O trabalho de campo decorreu entre 2 e 3 de novembro de 2022. No total foram percorridos 400 quilómetros, e realizadas 893 chamadas de voz, 873 testes de velocidade da ligação à Internet (NET.mede) e 71 795 registos de sinal rádio.

Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:

  • Cobertura das redes – Disponibilidade das redes radioelétricas nas tecnologias 2G, 3G, 4G e 5G (Sinal de rede);
  • Serviço de voz – Acessibilidade ao serviço telefónico móvel;
  • Serviços de dados – Acesso ao serviço de banda larga móvel;

Principais resultados dos testes realizados

  1. Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 98,9% medições da MEO, 98,1% da NOS e 98,8% da Vodafone.
  2. A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel.
  3. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 27,3% na MEO, 28,0% na NOS, e de 20,2% na Vodafone.
  4. No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 98,0% para a MEO, 97,3% para a NOS e 96,6% para a Vodafone.
  5. O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 95,6% para a MEO, 96,0% para a NOS e de 95,3% para a Vodafone.
  6. Em termos globais, do total de tentativas de chamada de voz resultaram em 2,7% de chamadas falhadas no seu estabelecimento e 1,7% de chamadas com quebra durante a conversação.
  7. No serviço de dados (banda larga móvel), na globalidade, os resultados revelaram que 84,1% dos testes foram concluídos com sucesso. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados. As taxas de sucesso de testes NET.mede (testes iniciados e concluídos3) foram de 86,3%, 80,5% e 85,6% respetivamente, para MEO, NOS e Vodafone.
  8. As velocidades médias de transferência de dados em download e upload foram, respetivamente, de 39,4 e 10,9 Mbps na MEO, 25,0 e 6,8 Mbps na NOS e, 16,2 e 8,1 Mbps na Vodafone, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência verificaram-se valores entre os 60;30 ms em 44,8% dos testes da MEO, de 81,4% para a NOS, e em 93,7% dos testes da Vodafone.
  9. Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade no concelho de Vila Velha de Ródão.

Desempenho global dos operadores

 

Consulte: Relatório Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS, LTE e NR – 2022 – Concelho de Vila Velha de Ródão


Saiba mais: Perguntas frequentes sobre qualidade do serviço