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ANACOM apresenta diagnóstico das redes móveis e fixas em Pedrógão Grande

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15.05.2023

A ANACOM esteve em Pedrógão Grande, no dia 11 de maio de 2023, para apresentar aos autarcas os resultados dos estudos de qualidade das redes móveis, na perspetiva dos utilizadores, realizados no concelho. Além dos resultados dos estudos, foi ainda feito um ponto de situação sobre as áreas brancas na região, e explicadas as perspetivas de melhoria que se espera aconteçam no futuro próximo, tanto ao nível das redes móveis, como das redes fixas, em consequência das obrigações de cobertura decorrentes do Leilão do 5G e do concurso que o Governo pretende lançar para levar a fibra ótica a todos os alojamentos.

Na reunião foram apresentadas algumas soluções que permitem ultrapassar a falta de cobertura de banda larga, designadamente o satélite, bem como soluções que permitem melhorar e acelerar a cobertura do país e a prestação de um melhor serviço aos utilizadores, como a partilha de infraestrutura e o roaming nacional.

A ANACOM esteve representada pelo Presidente do Conselho de Administração, João Cadete de Matos, pelo Administrador Manuel Cabugueira, e pelos Diretores Vitor Rabuge e Ilda Matos.


Da esquerda para a direita: Manuel Cabugueira, Administrador da ANACOM, João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM,
António José Lopes,
Presidente CM Pedrogão, e Vitor Rabuge, Diretor-Geral de Supervisão da ANACOM.

Apresentação do estudo de qualidade de serviço de Pedrógão Grande

O trabalho de campo decorreu nos dias 8 e 9 de dezembro de 2023. No total foram percorridos cerca de 300 quilómetros e realizadas 987 chamadas de voz, 961 testes de velocidade de ligação à Internet e 55 909 registos de sinal rádio.

Neste estudo foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador e os serviços objeto de estudo:

  • cobertura das redes – disponibilidade das redes radioelétricas nas tecnologias 2G, 3G e 4G e 5G (sinal de rede);
  • serviço de voz – acessibilidade do serviço telefónico móvel;
  • serviços de dados – acesso ao serviço de dados móveis.

Principais resultados dos testes realizados

Os resultados mostram que:

  • Do total de medidas efetuadas por cada operador, registou-se a indicação de rede existente em 99,0% medições da MEO, 95,4% da NOS e 99,2% da Vodafone.
  • A qualidade da cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis foi classificada em 6 níveis: “Inexistente”, "Muito Má”, “Má”, “Aceitável”, Boa” e “Muito Boa”, em função do nível de sinal recebido no dispositivo móvel. Agregando os registos de qualidade “Inexistente”, "Muito Má” e “Má”; estes perfazem um total de 36,7% na MEO, 45,9% na NOS, e de 23,8% na Vodafone.
  • No serviço de voz, os resultados apurados relativamente à acessibilidade (estabelecimento de chamada com sucesso) foram de 98,2% para a MEO, 95,1% para a NOS e 97,9% para a Vodafone.
  • O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se concluíram com sucesso) foi de 95,2% para a MEO, 92,4% para a NOS e de 95,8% para a Vodafone.
  • As taxas de sucesso de testes NET.mede (testes iniciados e concluídos) foram de 70,2%, 71,7% e 84,1% respetivamente, para a MEO, NOS e Vodafone. Identificaram-se falhas em zonas de pior nível de sinal, promovendo baixas velocidades de transferência de dados.
  • As velocidades médias de transferência de dados em Download e Upload foram, respetivamente, 17 e 4 Mbps na MEO, 12 e 3 Mbps na NOS e 8 e 5 Mbps na Vodafone, sendo de destacar a existência de grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes. Quanto à latência, verificaram-se valores inferiores a 60 ms, em 89,8% dos testes na MEO, em 75,9% dos testes da NOS, e em 94,4% na Vodafone.

A figura seguinte apresenta a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

 

Caso existissem acordos de roaming nacional em Portugal (funcionalidade que permite aos equipamentos dos utilizadores de qualquer um dos operadores se poder conectar à estação base de outro operador quando a qualidade de sinal de rede do seu operador não for aceitável) teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade no concelho de Pedrógão Grande, ascendendo aos 86,7% (níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”).


Legenda: – Cobertura com o melhor sinal de todas as redes móveis agregadas para cada ponto geográfico em Pedrógão Grande.
Caso estivesse disponível o roaming nacional, teríamos uma cobertura agregada de maior qualidade ascendendo aos 86,7%
(níveis de qualidade “Muito Boa”, “Boa” e “Aceitável”).