Voltar

ANACOM alerta para a urgência de uma decisão sobre os cabos submarinos que ligam o continente e as ilhas

Ouvir com ReadSpeaker
28.06.2018

A ANACOM considera urgente a decisão de substituir os cabos submarinos que ligam o Continente, Açores e Madeira, uma vez que deverão atingir o fim da sua vida útil em 2024/2025. Com o objetivo de debater este tema, a ANACOM organizou um workshop a 20.06.2018, em Lisboa.

A ANACOM considera que este assunto é prioritário para Portugal e para a União Europeia, por se tratar de um investimento fundamental para a coesão nacional e o desenvolvimento económico do país e do espaço europeu, o qual requer que as regiões autónomas sejam servidas por boas infraestruturas de comunicações, que lhes permitam a transmissão de voz e de grandes volumes de dados a alta velocidade.

Os participantes no Workshop defenderam de uma forma unânime o interesse estratégico na construção de novas interligações entre os Açores, a Madeira e o Continente.

Dado o esforço financeiro envolvido considerou-se essencial que o Estado Português defina uma orientação estratégica e que será necessário envolver o Governo central e os dois Governos regionais, com mobilização de fundos europeus. Deverá também ser considerada uma eventual solução de coinvestimento por todas as partes interessadas.

A ANACOM continuará a promover o diálogo que ajude a encontrar soluções, nomeadamente as que beneficiem do coinvestimento e do cofinanciamento, e a contribuir para a identificação de novas oportunidades de utilização dos cabos submarinos.

Além do Secretário de Estado das Infraestruturas e de representantes dos Governos regionais dos Açores e da Madeira, estiveram presentes no Workshop a MEO, a NOS, a NOWO e a Vodafone, a DSTelecom, a Fibroglobal, a REN Telecom, a Tata Communications, a ALCATEL, a Huawei, a EMACOM, a GLOBALEDA, a ACIST, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Fundação Portuguesa das Comunicações.

Abertura dos trabalhos: Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins


Conclusões e encerramento dos trabalhos: Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos
 

 

Saiba mais:
Workshop sobre “O futuro da interligação Continente-Açores-Madeira por cabo submarino”