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O número de chamadas realizadas em 2017 cresceu 3,5% face ao ano anterior e a duração média das chamadas foi de 191 minutos por mês, mais 6 minutos que no ano anterior.
Este crescimento é explicado pelo aumento do número de assinantes (mais 2,2% que em 2016) e pelo aumento das ofertas de serviços em pacote que incluem chamadas «a zero cêntimos». Estas ofertas levaram a um aumento do número de chamadas e da duração das mesmas.
Em sentido contrário, houve uma diminuição do número de SMS enviadas (-10,8%), face ao ano anterior, que se explica pela generalização crescente de formas de comunicação alternativas (serviços de instant messaging como o Facebook Messenger ou o WhatsApp).
Os utilizadores efetivos de serviços típicos da banda larga móvel (vídeo, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.) atingiram os 7,2 milhões, registando uma subida de 9,5% face ao ano anterior, o que se explica pelo aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel (+16,2%, face a 2016), pelo número crescente de smartphones (74,9% do total de possuidores de telemóvel, em dezembro de 2017) e ao desenvolvimento das aplicações móveis.
42% dos clientes do serviço telefónico móvel adquiriram este serviço integrado num pacote.
O número de utilizadores do serviço de roaming internacional atingiu 1 milhão no final de 2017 (+12,2% que em 2016). O crescimento verificado encontra-se associado à entrada em vigor em abril de 2016 das novas que visam eliminar a diferença entre as tarifas domésticas e as tarifas de roaming no Espaço Económico europeu (EEE).
A MEO continua a ser o principal operador (43,7%), seguindo-se a Vodafone (29,8%) e o grupo NOS (24,3%).
Infografia sobre serviço telefónico móvel
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