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No final do 3T2024, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,7 milhões (+97 mil ou +2,1% do que no mesmo trimestre do ano anterior). O crescimento está sobretudo associado às ofertas 4/5P (+174 mil ou +6,8%).
Ofertas 4/5P foram as mais utilizadas
As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,7 milhões de subscritores (57,6% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,6 milhões de subscritores (33,8%). As ofertas 3P verificaram o maior decréscimo anual desde 2015 (-5,0%).
Segmento residencial atingiu 86,8% dos subscritores
O segmento residencial representava 86,8% dos subscritores de ofertas em pacote, sendo a maior parte dessas ofertas pacotes 4/5P (60,1%). O segmento não residencial, que representava 13,2% do total, registou um peso de ofertas 2P de 23,1%, significativamente superior à verificada no segmento residencial (6,3%).
Acessos fixos eram maioritariamente oferecidos em pacote
No final do 3T2024, cerca de 85,7% dos acessos fixos foram comercializados em pacote, diferenciando-se por serviço: 83,5% nos acessos do serviço telefónico fixo (STF), 96,4% nos acessos do serviço de acesso à Internet (SAI) em local fixo e 98,1% nos acessos do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição (TVS). Nos acessos móveis, as ofertas em pacote registaram uma menor proporção (35,7%).
Restringindo a análise ao segmento residencial, as ofertas single-play representavam 1,1% do total de acessos residenciais de SAI e 2,6% do total de acessos residenciais do STF.
Receitas de pacotes aumentaram 6,9% e receitas unitárias 4,5%
Entre janeiro e setembro de 2024, as receitas de serviços em pacote (valores sem IVA) foram de cerca de 1679 milhões de euros (54,9% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 6,9% face ao ano anterior. Trata-se do crescimento anual mais baixo desde o final de 2022. As receitas de ofertas 4/5P representaram 68,4% do total das receitas em pacote, ou 37,6% do total das receitas retalhistas e o segmento residencial englobou 87,0% das receitas em pacote.
A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 39,70 euros (+4,5% face ao período homólogo). No caso das ofertas 4/5P a receita média mensal foi de 48,04 euros (+3,1%) e de 31,05 euros no caso das ofertas 3P (+4,5%).
Quotas dos operadores
No final do 3T2024, a MEO foi o operador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,8%), seguindo-se o Grupo NOS (35,0%), a Vodafone (20,6%) e a NOWO (2,6%). Face ao trimestre homólogo, a MEO e a Vodafone aumentaram a sua quota de subscritores (+0,4 p.p. e +0,1 p.p., respetivamente), enquanto o Grupo NOS (-0,3 p.p.) e da NOWO (-0,2 p.p.) diminuíram.
A MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (47,8%), 3P (39,2%) e 4/5P (42,4%); e nos dois segmentos: residencial (40,1%) e não residencial (52,5%).
Por outro lado, a MEO registou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (39,3%), seguindo-se o Grupo NOS (38,7%), a Vodafone (20,5%) e a NOWO (1,4%).
Por tipo de oferta e segmento de cliente, destacou-se o Grupo NOS com a maior quota de receitas de ofertas em pacote no segmento residencial (40,4%) e nas ofertas 4/5P (44,1%), e a MEO com a maior quota de receitas de ofertas em pacote no segmento não residencial (49,7%) e nas ofertas 2P 40,6%) e 3P (41,6%).
Pacotes de serviços – 3.º trimestre de 2024
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