Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Em 2022, houve um crescimento do número de subscritores de pacotes de serviços (4,6 milhões) em relação ao ano anterior em mais de 158 mil ou mais de 3,6%. O crescimento verificado foi superior ao registado em 2021 (+3,4%) e está exclusivamente associado às ofertas 4/5P (+178 mil ou +7,9%).
Ofertas de 4 e 5 serviços foram as mais utilizadas
As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,4 milhões de subscritores (53,6% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,7 milhões de subscritores (37,3%). O crescimento percentual das ofertas 4/5P (+7,9%) foi o mais elevado desde o final de 2019, enquanto as ofertas 3P registaram um decréscimo (-0,8%), contrariando o crescimento registado em 2020 e 2021.
Ofertas isoladas ou single play
As ofertas isoladas, single play ou 1P, que se caracterizam por não serem comercializadas em pacote, representaram 70,5% dos acessos móveis e 15,4% dos acessos fixos. Estima-se que, em julho de 2022, as ofertas isoladas residenciais ascenderiam a 1% do total dos subscritores residenciais de banda larga fixa, 3% do total de subscritores residenciais de TV por subscrição e a 5% do total dos subscritores residenciais de serviço telefónico em local fixo.
No total dos acessos fixos e móveis, a maioria (55,1%) era constituída por acessos móveis single play, seguindo-se os acessos móveis integrados em pacote (23,0%), os acessos fixos integrados em pacote (18,6%) e, por último, os acessos fixos single play (3,4%).
Receitas
Em 2022, as receitas de serviços em pacote foram de cerca de 1867 milhões de euros (50,4% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 4,3% face ao verificado no ano anterior. As receitas de ofertas 4/5P representaram 65,3% do total das receitas em pacote ou 33,0% do total das receitas retalhistas. A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 34,80 euros (sem IVA), mais 0,7% face ao registado no ano anterior. A receita média mensal foi de 43,19 euros no caso das ofertas 4/5P (+0,4%) e de 27,43 euros no caso das ofertas 3P (-0,9%).
Quotas de subscritores
No final de 2022, a MEO foi o operador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,1%), seguindo-se o Grupo NOS (35,5%), a Vodafone (20,3%) e a NOWO (2,9%). Face ao ano anterior, a Vodafone e a MEO aumentaram a sua quota de subscritores (+0,4 p.p. e +0,3 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS (-0,4 p.p.) e da NOWO (-0,3 p.p.) diminuíram. Em termos líquidos, a NOWO foi o único dos operadores referidos a diminuir o número de subscritores de pacotes.
Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (45,2%), 3P (39,2%) e 4/5P (41,8%).
Por outro lado, a MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,2%), seguindo-se o Grupo NOS (40,2%), a Vodafone (16,7%) e a NOWO (1,8%). Face ao ano anterior, o Grupo NOS e a MEO aumentaram as quotas de receitas (+0,2 p.p. e +0,1 p.p., respetivamente), enquanto a NOWO e a Vodafone diminuíram as suas quotas (-0,2 p.p. e -0,1 p.p., respetivamente).
Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas 2022
Consulte: Relatório anual - Pacotes de Serviços de Comunicações Eletrónicas - 2022