Voltar

25% dos clientes com telefone fixo não utilizam o serviço

Ouvir com ReadSpeaker
04.07.2017

No final do 1.º trimestre de 2017, o número de acessos telefónicos por 100 habitantes era de 46,2. No entanto, cerca de um quarto dos clientes de serviço telefónico fixo não utilizavam o serviço.

O número de acessos telefónicos era de 4,78 milhões, menos 0,2% relativamente ao trimestre anterior e mais 1,3% em relação ao 1.º trimestre de 2016. A diminuição verificada no último trimestre, é explicada sobretudo pela redução dos acessos analógicos.

O número de postos públicos atingiu cerca de 20 mil, menos 1,2% face ao trimestre anterior e menos 5,3% face ao mesmo período do ano anterior.

O volume de minutos de voz do serviço telefónico fixo diminuiu 2,8% em relação ao trimestre anterior e 12% em relação ao 1.º trimestre de 2016.

Em média, por mês, foram consumidos 94 minutos por cada acesso telefónico: 73 minutos em chamadas fixo-fixo; 9 minutos em chamadas fixo-móvel e 6 minutos em chamadas internacionais.

No final do 1.º trimestre de 2017, a MEO era o principal operador deste serviço (45,8%), seguindo-se o Grupo NOS (35,1%), a Vodafone (15%), que foi o operador que mais cresceu no último trimestre

Infografia sobre o serviço telefónico fixo
Infografia com dados estatísticos sobre o serviço telefónico fixo - 1º Trimestre de 2017

Consulte:
Relatório “Serviço telefónico fixo e VoIP nómada – 1.º trimestre de 2017”