Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Em 2017, a ANACOM concluiu 243 processos de contraordenação com base em notícias de infração que chegaram ao seu conhecimento. Destes processos em 71 houve condenação dos arguidos.
No total, em 2017, foram aplicadas coimas no valor de 1,716 milhões de euros. Em 2016, esse valor tinha sido 966 mil euros.
Durante o ano passado foram abertos na ANACOM 416 novos processos com notícias de infração relativas a várias temáticas: equipamentos, radiocomunicações, falta de informação à ANACOM, e proteção dos consumidores. Neste último caso estão em causa práticas comerciais desleais, infrações no âmbito do serviço universal de comunicações eletrónicas e do serviço postal universal, portabilidade, denúncia de contratos, informação sobre as condições de oferta, desbloqueamento de equipamentos e livro de reclamações.
Durante 2017 foram também analisadas 208 notícias de infração e, na sequência dessa análise foram instaurados 87 processos de contraordenação autónomos. Os principais temas relacionados com a proteção dos consumidores foram os seguintes: