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No 1.º trimestre de 2024 (1T2024) o tráfego postal foi de 129 milhões de objetos, tendo diminuído 8,6% em comparação com o trimestre homólogo.
O tráfego postal era composto por cerca de 74,5% de correspondências, 7,4% de correio editorial e 4,1% de publicidade endereçada. As encomendas representaram 14,0% do total do tráfego, mais 1,0 ponto percentual (p.p.) do que no 1T2023.
Face ao período homólogo, a publicidade endereçada, as correspondências e o correio editorial verificaram uma diminuição de tráfego em 30,2%, 8,6% e 4,6%, respetivamente, enquanto o tráfego de encomendas diminuiu 1,6%.
Receita média por objeto aumentou 11,2%
A receita média por objeto aumentou face ao trimestre homólogo (+11,2%), mantendo a tendência de crescimento que se iniciou em 2018. Neste trimestre o aumento ocorrido resultou sobretudo do crescimento da receita unitária das correspondências (3,1%), influenciado pelos aumentos de preços promovido pelos CTT a 1 de março de 2023 e a 1 de fevereiro de 2024, e pelo aumento do tráfego internacional de saída associado à realização das eleições legislativas de 10 de março.
Serviço Universal representou 82% do tráfego e 54% das receitas
Os serviços postais inseridos no âmbito do Serviço Universal (SU) foram responsáveis por 82,0% do tráfego e 53,6% das receitas. Em comparação com o 1T2023, o tráfego de SU decresceu 8,4% e o seu peso no total do tráfego aumentou 0,2 p.p., enquanto as receitas de SU aumentaram 7,2% e o seu peso no total aumentou 2,8 p.p.
Quotas dos operadores
O grupo CTT dispunha de uma quota de cerca de 82,5% do tráfego postal, menos 1,8 p.p. do que no 1T2023. Relativamente ao tráfego abrangido pelo SU, o grupo CTT detinha uma quota de cerca de 89,1%, menos 1,4 p.p. do que no trimestre homólogo. Por outro lado, a quota de encomendas do grupo CTT atingiu 44,9% (-2,6 p.p. do que no 1T2023).
O número de trabalhadores aumentou 2,1%
No 1T2024, contabilizaram-se cerca de 15 mil trabalhadores afetos à exploração dos serviços postais, mais 2,1% do que no 1T2023. O número de trabalhadores do Grupo CTT manteve-se constante enquanto o número de trabalhadores de outros prestadores aumentou 7,4%. A proporção de trabalhadores do grupo CTT alcançou no final do período 69,6% do total (-1,5 p.p. do que no trimestre homólogo).
Aumento dos pontos de acesso e dos centros de distribuição
Aumentaram o número de pontos de acesso (7,8%) e o número de centros de distribuição (0,2%) em relação ao trimestre homólogo.
O número de estações de correio dos CTT manteve-se igual em relação ao trimestre homólogo enquanto o número de postos de correio aumentou 0,3%, representando um aumento de seis postos face ao 1T2023.
Serviços postais – 1.º trimestre de 2024
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