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Número de clientes de pacotes de serviços aumenta 5,2% no primeiro semestre de 2018

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12.11.2018
De acordo com o relatório estatístico sobre pacotes de serviços de comunicações eletrónicas relativo ao 1.º semestre de 2018, o número de clientes atingiu 3,8 milhões (mais 5,2% face ao mesmo semestre do ano anterior), o que corresponde à entrada de 189 mil novos clientes.

No período em análise, 92,7% das famílias dispunha de serviços em pacote.
 
O crescimento verificado deve-se sobretudo aos pacotes com 4 e 5 serviços (telefone móvel e fixo, banda larga móvel e fixa e televisão paga), que cresceram 7,3%, e aos pacotes com 3 serviços (telefone fixo, Internet fixa e televisão paga), que aumentaram 6,3%.
 
Estas duas modalidades de pacotes são atualmente as mais populares. Os pacotes com 4 e 5 serviços são utilizados por 45,3% do total de clientes e os pacotes com 3 serviços por 41,7%.
 
Quanto às receitas de serviços em pacote, as ofertas 4/5P representavam 60% das receitas de pacotes, seguindo-se os pacotes 3P, com 32,9%. Em média, a receita mensal por cliente de pacote (clientes residenciais e não residenciais), foi de 34,62 euros, não incluindo IVA. No caso das ofertas mais utilizadas (4/5P), a fatura média mensal atingiu os 46,12 euros.
 
A MEO era o operador com o maior número de clientes (40,5%), seguindo-se o grupo NOS (37,7%), a Vodafone (17,3%) e a NOWO/ONI (4,5%).

Infografia dos pacotes de serviços
 
Infografia sobre pacotes de serviços de comunicações eletrónicas - 1º semestre de 2018
 
Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas”.