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Inovação é melhor forma de garantir o futuro do sector postal

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17.10.2018

A ANACOM organizou um debate sobre o papel da inovação no sector postal, por ocasião do dia mundial de correios, 9 de outubro.

No debate participaram Olivier Establet, da Chronopost, Francisco de Lacerda, dos CTT; João Carlos Duarte, da Iberomail, e João Cadete de Matos, da ANACOM. Os trabalhos foram moderados por Rogério Carapuça, presidente da APDC.

Entre as principais ideias que saíram deste debate está o reconhecimento de que o serviço de correio tem que continuar a dar resposta às necessidades das populações com padrões de elevada qualidade, assegurando simultaneamente a viabilidade económico-financeira do serviço universal, que é, desde logo um objetivo da regulação.

Importa encontrar soluções que permitam compatibilizar os vários interesses em presença: por um lado assegurar que as populações recebem o correio e por outro, garantir que a prestação do serviço é economicamente viável. Soluções já tentadas noutros mercados, como a criação de caixas de correio comunitárias, podem ser uma solução para ultrapassar as dificuldades de assegurar a distribuição de correio porta a porta.

Apesar de reconhecerem a importância de continuar a garantir a prestação do serviço de correio tradicional, todos os participantes foram unânimes em afirmar que o crescimento do sector no futuro passa pelo tráfego de encomendas. Um segmento que está em crescimento e que se espera venha a compensar a quebra do correio tradicional. Para isso, há que encontrar soluções inovadoras, quer do lado da entrega das encomendas, como no que respeita às devoluções. Sobretudo porque em Portugal ainda há uma larga margem de crescimento neste segmento.

Neste sentido, os operadores estão a posicionar-se: são criadas plataformas de comércio eletrónico, uma vez que existem cada vez mais retalhistas a apostarem nas vendas online; passarão a existir novas modalidades de entrega de encomendas, escolhidas pelos clientes, como sejam as entregas muito rápidas, feitas em poucas horas ou até em escassos minutos, feitas com recurso a veículos autónomos ou elétricos, além de se continuar a apostar em pontos pick up, que já são comuns.

A importância dos sistemas big data também foi destacada pelos intervenientes no debate. Reconhecem que existe um vasto conjunto de informação que pode ser tratada e que permite a criação de soluções personalizadas. Foi igualmente realçada a relevância de os operadores postais criarem aplicações que permitam aos clientes poderem acompanhar o percurso feito pelas encomendas.

Saiba mais:
No dia mundial dos correios a ANACOM e os operadores debatem inovação no sector