Voltar

ANACOM aprova descida de 10% no preço dos circuitos para as ilhas

Ouvir com ReadSpeaker
14.11.2018

A ANACOM aprovou a 07.11.2018 uma descida dos preços máximos dos circuitos entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (circuitos CAM) em 10% e dos circuitos entre as várias ilhas dos Açores (circuitos inter-ilhas) em 6%. Trata-se de um projeto de decisão que será submetido a consulta pública durante 20 dias úteis.

Esta redução incide nos preços dos circuitos disponibilizados pela MEO a outros operadores no âmbito da oferta de referência de circuitos Ethernet (ORCE).

Esta decisão teve como principal objetivo melhorar as condições de concorrência no mercado, com benefício para os operadores alternativos à MEO, que necessitam de alugar essas ligações para desenvolver a sua atividade. Com a descida dos preços grossistas, estão reunidas as condições para que outros operadores prestem serviços nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, com impacto direto na cobertura das várias ilhas, e proporcionando o aparecimento de mais e melhores ofertas no mercado e a preços mais competitivos, em benefício dos consumidores.

Com a descida agora aprovada em projeto de decisão, os preços dos circuitos CAM registam uma redução acumulada superior a 86%, desde 2015.

Saiba mais:
ANACOM.pt - Decisão da ANACOM, de 07.11.2018, que aprova o sentido provável de decisão relativo à revisão dos preços dos circuitos CAM e dos circuitos inter-ilhas